21 Comments

Telecurso tinha uma atmosfera muito confortante, tinha uma trilha sensacional do André Abujamra (que eu adoraria escutar isolada!) e um monte de atores do Rá-Tim-Bum - o professor Tom era o pai da família e também aparecia muito o onipresente Théo Werneck (o pinguim de geladeira do Rá-Tim-Bum além de DJ do programa do Luciano Huck na Band)

Expand full comment

Eu ainda amo ver TV de forma randomica - o antigo zapear dos maias - porque é muito legal encontrar conhecimentos e trechos aleatórios de tudo, em vez de buscar ativamente pelas coisas ou receber o que o algoritmo acha que vou curtir.

Expand full comment

Eu amava tecendo o saber, realmente é a definição de confort tv. Tem uma coisa que aprendi involuntariamente no telecurso 2000 que vira e mexe volta a minha cabeça, o que é e pra que serve aquele selo "iso 9000", uma informação inútil que nunca me serviu pra nada, mas com certeza aqueceu meu coração assistindo

Expand full comment
Feb 11, 2023Liked by isabela thomé

adorava o telecurso 2000, principalmente as aulas de língua portuguesa. meu sonho na época era ir pro ensino médio. em garopaba também sofremos do mal de muitas farmácias, temos uma farmácia popular na frente de um panvel na rua principal, que se você andar um pouco pro lado direito (ou esquerdo, depende) você encontra outra panvel, mas maior. e a duas ruas você encontra OUTRA farmácia, mas na frente da praça da cidade. fico pensando que é pq é cidade de Velhos e Velhos têm muitas doenças logo precisam de MUITOS remédios, mas certeza que existe uma razão muito obscura e capitalista para a abundância... e nós, jovens, sofremos e recorremos às drogas recreativas... podiam pelo menos demolir uma pra inserir um boliche, sei lá, um karaoke...

Expand full comment

Estamos no ano de 2068 e pessoas estão sendo despejadas de suas casas para que novas farmácias sejam abertas na cidade de Cricifarma.

Expand full comment
Feb 9, 2023Liked by isabela thomé

eu tinha preconceito muito grande com TELECURSO porque minha mãe foi professora do supletivo pelo Estado de São Paulo e numa época de sucateamento da educação durante os anos 90, a galera chamava o supletivo de "telecurso" porque a ordem do Estado era só "passar fitas e dar provas" pra um monte de adulto com questões diferentes, alguns semi-analfabetos. Minha mãe que é super Paulo Freire das ideia nunca passou sequer uma fitinha dessas, montava aula e era muito querida, então peguei ranço. Meado dos fins de 2009 só uma aula do telecurso foi capaz de me ensinar um pouco sobre REFRAÇÃO no universo. A estética, os atores e as ideias são todas muito confortáveis e bem feitas, culpa do ESTADO BURGUÊS NEO LIBERAL eu ter tido ranço de algo tão puro que não deveria ser material único, mas sim de apoio.

Expand full comment
Feb 9, 2023Liked by isabela thomé

não existe a Farmácia do Trabalhador em São Paulo, confesso que quando vi em algumas cidades do nordeste pela primeira vez, fiquei bem feliz pelo conceito.

Mas aqui sofremos desse problema também: quarteirões com 6 farmácias e de repente lugares que você precisa andar 25 minutos pra achar uma.

Expand full comment

com o fim da tv linear na minha casa, eu substituí o zapear por ir no canal do marckezini ou do pedro janov no youtube e deixar rolando alguma coisa de arquivo

Expand full comment

Voltando aqui só para comentar que inventaram uma fake news que tinha um mercadinho vendendo água a 93 reais nas áreas de alagamento e enchente e eu só consegui pensar no episódio da mercearia do Benvindo Siqueira

Expand full comment

Destruir o Rio de Janeiro completamente? MEU DEUS, EU PRECISO JOGAR ESSE JOGO

Expand full comment